O que faz a diferença é o COMPROMETIMENTO

“Quando se trata de futuro existem três tipos de pessoas:
Aquelas que fazem acontecer!
Aquelas que deixam acontecer!
Aquelas que se espantam com o que aconteceu!”

O que diferencia onde cada pessoa pode chegar é algo chamado: COMPROMETIMENTO!

E o que é Comprometimento? O dicionário responde:

comprometimento

s. m.

1. Ato de comprometer-se.

2. Responsabilidade de pessoa comprometida.

comprometer
(latim compromitto, -ere)

v. tr.

1. Obrigar por compromisso.

2. Tornar responsável.

3. Empenhar.

Para alcançar sonhos e objetivos é necessário estar comprometido, empenhado no que se quer! Infelizmente, isso falta às pessoas envolvidas com o futebol feminino!

É comum ver atletas que são boas, mas que acabam sendo iguais as demais porque não são comprometidas. Se comprometer é querer ser melhor, diferenciado, querer fazer a diferença na sua vida e na sua profissão!

Ninguém nos disse que seria fácil, afinal sabemos que quanto mais difícil uma luta, maior e mais saborosa se torna a vitória e também sabemos que não há vitória sem batalha!

Eu por exemplo: Quando decidi que queria trabalhar com desporto e gestão escolhi o meu caminho: EU QUERO FAZER A DIFERENÇA mesmo com as dificuldades. Não quero ser igual a todos! Quero ser eu mesmo e fazer diferente do que todos fazem/fizeram.

E você: quer fazer a diferença, quer deixar o tempo mostrar o seu caminho, ou vai ser a pessoa que irá se espantar e lamentar o tempo perdido e as chances desperdiçadas?

Para as atletas, não basta treinar! Treinar é uma coisa que a grande maioria faz! Tem que ter foco, diferencial, querer chegar aonde ninguém chegou mantendo seus princípios e sem querer passar por cima de nenhuma outra companheira de profissão dando sempre 110%. Se comprometer consigo mesmo, com a modalidade, clube e com seus companheiros de trabalho na busca por um objetivo! Manter a forma, não cometer exageros fora de campo e levar uma vida regrada!

Aos gestores e dirigentes, não adianta apenas ser um diretor e se gabar de seu status. Devem fazer a diferença, enxergar oportunidades onde outro não é capaz de ver. Devem se empenhar para que o futebol feminino dê certo e colocar a cara à tapa se preciso e enfrentar a tudo e todos!

Aos técnicos e comissão técnica falta o comprometimento com o que é correto. Escalar por mérito e qualidade, e não por amizade. Se comprometer com seu profissionalismo e ética para com a modalidade e para com as atletas a ponto de se preocupar com elas, respeitar suas opiniões, ser imparcial e lembrar-se sempre que são capazes de transformar uma jogadora em “pop star”, mas também “queimar” a jogadora por uma escalação errada, fora de posição ou em um momento em que uma jogadora promessa receba em seus ombros mais responsabilidade do que é capaz de suportar.

O técnico deve sempre ter a percepção de quem está realmente bem para uma partida ou não. Saber quem colocar em uma decisão e se apostar e a jogadora, por algum problema físico ou psicológico não render, ter a hombridade de assumir a responsabilidade por ter feito aquela escolha. A culpa não é da atleta de ter entrado “no fogo” em uma partida e sim de quem lhe escalou para aquele momento!

Existem muitos exemplos mais que podemos dar sobre comprometimento no futebol feminino tanto para jogadoras, comissão técnica, gestores, dirigentes, cartolas e outros. O comprometimento é algo individual e que deve reger a vida de qualquer pessoa, seja na profissão ou na vida pessoal!


Não devemos ser iguais aos demais, o bom é ser diferente, ser diferenciado!

Sonhos não se realizam sem comprometimento e sem sacrifício! Como citado no começo do texto, podemos fazer algo, esperar acontecer ou se espantar e lamentar não ter feito diferente.

É sempre bom lembrar que quem quer fazer ou alcançar algo encontra um meio. Quem não quer fazer nada encontra sempre uma desculpa!

“Se comprometer é olhar para trás sem arrependimento sabendo que sempre fez o seu melhor!”
Eu já escolhi o meu caminho! Estou comprometido em fazer a diferença, e você?

Atenciosamente,
Eduardo Pontes.

Facebook: Eduardo Pontes

 

Esse post foi publicado em Futebol Feminino/Female Soccer. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O que faz a diferença é o COMPROMETIMENTO

  1. jamileplaystation2 disse:

    gostei muito bom o texto,também faço minha parte,eu encho o saco do @WENBlog e @FIFASoccerBlog , envio tweets para que eles criem opção de futebol feminino no game,pelo menos com seleções,já é uma forma de divulgar o futebol feminino!!

Comentar a postagem