Futebol Feminino: Sem Gestão, o esporte sofre!‏

Boa quinta-feira amigos! Como muitos sabem me chamo Eduardo Pontes e mais uma vez, estou aqui pra falar de futebol feminino! Vamos lá?

Ontem, dia 28/09/2011, estive na sede do Botafogo de Futebol e Regatas e conversando com o auxiliar de preparação de goleiros do clube, Paulo Ruy Menezes, falamos sobre diversos assuntos como: A Formação do Atleta, gestão caminhando lado a lado com o operacional, o acompanhamento psicológico e a ética no esporte.

Na foto: Jefferson, Flavio Tenius (prep. de goleiros), Renan, Milton Raphael, Luis Guilherme e Paulo Ruy.  (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)

Os itens desta conversa se encaixam perfeitamente em todo e qualquer esporte e gênero.

O clube não é apenas um local de trabalho para a atleta. O Clube é formador do atleta e também peça importante na formação do seu caráter como pessoa.

Muitas meninas saem de uma vida de dificuldades, privações, problemas familiares e sociais que, se não forem compreendidos e trabalhados, irão interferir diretamente no rendimento desta atleta dentro das “quatro linhas”.

Existe uma grande necessidade de acompanhamento psicológico. O Clube formador deve seguir uma série de requisitos ligados à infraestrutura e suporte social.

É necessário um acompanhamento psicológico das atletas e uma comissão técnica composta de bons e capacitados profissionais.

Os profissionais do clube devem ser exemplos para estas atletas. Exemplos de conduta, educação, valores e ética. Somente tendo uma equipe com este perfil se poderá tirar o melhor dessas meninas e torna-las não somente atletas, mas também cidadãs.

Quem trabalha com o desporto sabe, e falo com propriedade, que somos muito além de profissionais do desporto. Somos pai, mãe, amigo, educadores e exemplos para a formação de um referencial positivo de boa conduta dentro e fora dos gramados, pistas, quadras, piscinas e afins.

É preciso compreender a realidade de cada atleta e da modalidade esportiva e aí começamos a falar um pouco da gestão caminhando lado a lado com o operacional. É de fundamental importância que o gestor tenha a capacidade de enxergar os problemas e acompanhem o dia a dia do clube, deem todo o suporte necessário e saibam do que estão falando.

Não adianta eu encher a boca pra dizer que sou gestor de um projeto campeão quando ele está ganhando! O que de fato importa é estar presente em todos os momentos e principalmente nos momentos de adversidade, corrigindo, vivendo e entendendo o porquê de certos problemas e assim ser capaz de tomar ações efetivas para que o rendimento e clima do trabalho não sejam afetados. A presença do gestor no acompanhamento do trabalho passa mais segurança aos atletas, aos profissionais do clube e aí o grupo rende.

Não queria entrar nesse mérito, mas a verdade é que precisamos de gestores capacitados, com visão diferenciada e que não queiram fazer seus nomes através do esporte. Precisamos de profissionais qualificados que façam pelo esporte, sem nem pensar que o esporte pode fazer algo por eles. Precisamos de profissionalismo na gestão e aí que fica complicado!

Poderemos abordar muitos assuntos referentes ao futebol feminino no Brasil, mas sempre bateremos na mesma tecla: Gestão, Gestão e mais gestão.

Sem uma gestão qualificada não haverá boa formação de atleta, dificilmente haverá ética, o lado psicológico da atleta será deixado sempre em segundo plano e não haverá crescimento e rendimento do trabalho.

No que se refere ao futebol feminino temos ótimos exemplos do que não fazer na gestão de uma entidade de prática desportiva ou de uma modalidade!

Eduardo Pontes.

Email: Eduardo_d_p@hotmail.com

Facebook: Eduardo Pontes

Twitter: twitter.com/edu_pontes

Blog:  Comentando no Esporte

Edu Pontes sua Loja Virtual de Artigos esportivos e Suplementos

Anúncios
Esse post foi publicado em Futebol Feminino/Female Soccer. Bookmark o link permanente.

Comentar a postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s